Rua Jos?Mascarenhas, 363 - Vila Matilde - São Paulo

Fone:(11) 6653-1642  (11) 6653-7796 - Fax: (11) 6653-4065

 

Formas de Aplicação

   
Principais pontos a observar:  
Limpeza da área:  
Antes de iniciar o trabalho, é necessário que tanto a placa cerâmica quanto as juntas de assentamento estejam complementarmente limpas evitando que qualquer coisa interfira na aderência da argamassa de rejuntamento , trazendo problemas de manchas e descolamento.
Preparação da argamassa:  

A quantidade de água a ser adicionada , deve ser a recomendada pelo fabricante na embalagem, pois em excesso poderá prejudicar o desempenho do produto.

Esta água deve ser limpa e livre de impurezas, evitando comprometer as cores finais da argamassa.

Fazer a mistura de forma a torna ?lá pastosa e homogênea, facilitando sua penetração nas juntas de assentamento.

Dica : Para saber se a massa está na consistência exata, basta colocar uma quantidade em uma espátula, e virar de cabeça para baixo. Esta massa não poderá cair da espátula, mas se acontecer, adicionar uma quantidade do produto em pó, até obter o resultado desejado.

Tempo de repouso:  

Para que os aditivos existentes na formulação comecem a agir, a argamassa de rejuntamento deverá permanecer 15 minutos em repouso devendo ser novamente misturada antes da aplicação.

Tempo de uso:  

A argamassa de rejuntamento depois de pronta, deverá ser consumida no prazo máximo de 2 horas.

Obs.: Durante esse período, caso a argamassa comece a apresentar consistência um pouco mais dura, não adicionar mais água, bastando apenas remassar, uma vez que a presença de um aditivo chamado retentor de água fará com que a mesma volte a consistência inicial.

De acordo com as NBRs. 13.753 , 13.754 e 13.755, o rejuntamento deve ser iniciado no mínimo 72 horas após o término do assentamento das placas cerâmicas.

Dica.: A seqüência ideal para um bom rejuntamento é :

1º - Rejuntar;

2º - Limpar;

3º - Frisar e Alisar

Aplicação:  
Após umedecer ( Fig. 1 ) as juntas de assentamento, utilizando uma brocha ou uma esponja, iniciar a aplicação da argamassa de rejuntamento com o uso de uma espátula plástica ( Fig. 2 ), desempenadeira de espuma ou borracha pressionando a argamassa até que as juntas estejam totalmente preenchidas. Esta aplicação deverá ser feita no sentido diagonal da junta, com movimentos contínuos de vai e vem.

Atenção: A utilização de rodo no rejuntamento é uma prática muito comum entre os profissionais , principalmente quando a área que está sendo trabalhada é muito grande. Esta prática obriga que se use uma quantidade maior de água na preparação da argamassa , o que poderá comprometer o seu desempenho
Recomendamos : Trabalhar pequenas áreas de cada vez, limpando e dando o acabamento final. Caso a aplicação com rolo seja realmente necessária , pulverizar as juntas com o produto em pó , e após passar o rolo novamente e, só estão efetuando a limpeza.

Atenção : Em revestimentos porosos e não esmaltados , devido ao grau de aderência e pigmentação da argamassa de rejuntamento , deve-se fazer a aplicação somente das juntas, com o máximo cuidado, sob pena de dificultar a tarefa de limpeza final na superfície da placa cerâmica.

Mas, caso estes problemas venham a ocorrer a REJUNT dispõe de pessoal treinado para a assistência a lojistas, consumidores e profissionais do ramo, através dos telefones da sua equipe de atendimento

Limpeza da área:  

Para evitar que a argamassa para rejuntamento fique seca , sobre a superfície da cerâmica, dificultando sua retirada, bem como o aparecimento de manchas, iniciar a limpeza da argamassa para rejuntamento ainda úmida , utilizando um pano ou uma espoja macia , que deverão estar secos e limpos , e retirando todo o excesso.

Acabamento:

E para finalizar do trabalho de rejuntamento, frizar as juntas de assentamento com uma haste de madeira ou plástico 

( Fig. 1 ) , que possua ponta de formato arredondado , de maneira a retirar o excesso de argamassa , da superfície das juntas, tornando-as abauladas, e em seguida, dar alisamento nas mesmas, com uma espuma fina, limpa e ligeiramente umedecida ( Fig. 2 ). 

Após este procedimento, deverá ser observado o tempo de cura da argamassa de rejuntamento.

Tempo de cura:  

Toda a área deverá ser preservada de qualquer tipo de contato por 72 horas após o término do trabalho.

Como todo produto à base de cimento, são necessários alguns cuidados especiais na preparação e aplicação , sendo de grande importância a observação das instruções do fabricante contidas nas embalagens.

Liberação e limpeza final da área revestida:

A liberação final da área revestida ao tráfego, deve obedecer aos seguintes critérios:

   



Pessoas : após 07 dias
Veículos : após 14 dias.


A área rejuntada deverá estar protegida contra sujeira e poeira, para evitar manchar.

A limpeza final somente poderá ocorrer 07 dias após o trabalho de rejuntamento , com escova ou vassoura de piaçava , devendo ser utilizado detergente neutro e água, e em seguida com água em bastante quantidade.

A observação destas regras na arte de rejuntar, só poderá trazer benefícios para a indústria que fabrica, o profissional que utiliza e , principalmente , o cliente que encomenda o serviço.

Todos os direitos reservados - © 2003 - Rejunt ® Indústria e Comércio.